segunda-feira, 30 de abril de 2012




Feliz Halloween!!! (Samhain)

Doces ou travessuras!?  ;[

Samhain (em irlandês Samhain/gaélico escocês Samhuinn/manes Sauin /e em gaulês  Samonios)


A palavra Samhain significa fim de verão e deriva de duas palavras "samh",verão, e "fuin", fim.


Celebrado no dia 31 de Outubro no hemisfério norte e 30 de abril no hemisfério sul.  Condizendo com o inicio do inverno em cada hemisfério . Não a data em si.


O halloween surgiu na Europa a centenas de anos antes de cristo. Originalmente era um ritual dos celtas. Para eles a noite do dia 31 de outubro indicava o inicio de samhain. Uma importante celebração que marcava três fatos: O fim da colheita, o ano novo (Ainda hoje celebrado por grupos que assim consideram o fim do ano para o novo.), e também o inicio do inverno, a “estação da escuridão e do frio” um período associado aos mortos. Noite em que o mundo mergulha na total escuridão da alma, preparando-nos para a chegada das noites mais frias.
 Os celtas praticavam rituais de purificação, queimando simbolicamente, nas fogueiras ou no caldeirão, todas as suas frustrações e as ansiedades do ano anterior. Este festival é sinônimo de quietude, introspecção e renovação, representada pela união sagrada de Morrighan e Dagda.
Os Celtas não acreditavam em demônios, mas determinadas entidades mágicas eram consideradas hostis para os humanos, seus animais e colheitas. Eles acreditavam que neste dia os espíritos saiam dos cemitérios para tomar posse dos corpos dos vivos. Para assustar estes fantasmas, os celtas colocavam, nas casas, objetos assustadores como, por exemplo, caveiras, ossos decorados, abóboras enfeitadas entre outros. Muitas pessoas pregavam partidas aos seus vizinhos, como trocar os gados por figuras humanoides, para assustar essas entidades, se fantasiado com peles de animais abatidos para o inverno. 
A crença nos espíritos também despertou outros costumes típicos da festa, como o uso de leite e comida (hoje substituídos por doces) para acalmar os visitantes do além. Outras tradições tinham como o hábito de acender fogueiras para espantar os espíritos. Dentre elas uma muito famosa  Jack o'Lantern a abóbora iluminada de Halloween. (mais a baixo a historia de como surgiu o Jack lanterna)
Segundo o relato das antigas sagas o Samhain era a época em que as tribos pagavam tributo se tivessem sido conquistadas por outro povo. Era também a época em que o Sídhe (lar de um povo sobrenatural) deixava esse mundo, e o nevoeiro mágico que deixava as pessoas invisíveis, dispersava no Samhain, e os elfos podiam ser vistos pelos humanos.( as crianças pedindo doces representam os sidhs (fadas, elfos) que passavam do outro mundo para este nesta noite.) A fronteira entre o outro mundo e o mundo real desaparecia. Acreditava-se que as almas dos mortos retornavam a suas casas para visitar os familiares, para buscar alimento e se aquecerem no fogo da lareira. Ou guiarem seus antepassados para o plano astral.
A comemoração do ano novo Celta é um momento misterioso que não pertence nem ao passado, nem ao presente, nem a este mundo e nem ao outro. É o momento onde os portões entre os mundos se abrem e o véu que os oculta, se torna mais tênue. Época ideal para acessarmos o outro mundo. O mundo se torna um só para todos.

 Por ser uma festa pagã foi condenada na Europa durante a idade média, quando passou a ser chamada de Dia das Bruxas. Aqueles que comemoravam esta data eram perseguidos e condenados à fogueira pela Inquisição. Bem depois, no século IX Com o objetivo de diminuir as influências pagãs na Europa Medieval, e influenciada pela expansão do cristianismo, na Grã-Bretanha o papa Gregório III consagrou o dia 1º de novembro para a celebração de Todos os Santos. Surgiu daí a própria palavra HALLOWEEN, originada de ALL HALLOWS EVE, que em português quer dizer “véspera do dia de todos os santos”. 

Na Irlanda antiga, todos os anos um novo fogo sagrado era aceso, com o qual se acendiam todos os demais fogos do vilarejo para queimar durante todo o inverno, com o objetivo de levar luz através do tempo escuro do ano. 

Diversas aldeias na Gália começaram a recuperar as celebrações antigas. Por meio de documentos ou por testemunhos sobre as antigas tradições locais.


Os praticantes de diversas religiões inclusive neopagãs celebram-no. Como por exemplo, a
Wicca, como a morte do Deus para renascer na primavera.

No Brasil ainda sendo muito discreto, mas nunca deixados de lado, alguns grupos comemoram  dentro de casa ou em matas fechadas.
No dia 1 de maio pode-se sentir a aura do samhain rondando a noite, convidando-nos para a fogueira.
No dia que não há fronteiras para a mente e espírito


Muitos brasileiros defendem que a data nada tem a ver com nossa cultura e, portanto, deveria ser deixada de lado. Argumentam que o Brasil tem um rico folclore que deveria ser mais valorizado.
Para tanto, foi criado pelo governo, em 2005, o Dia do Saci (comemorado também em 31 de outubro).(ridículo na minha opinião, pois é uma tradição de povos muito antigos e não querendo fazer pouco do saci, mais se fossem algo em que as mulheres ficassem nuas, não importaria se é da nossa cultura. Como é algo mais espiritual e inteligente não importava :).
Mas, ai eu digo, estamos no hemisfério sul essa data nada importou, pois o nosso halloween é no dia 30 de abril. :D

 Então a roda gira, mesmo para os que não estão conectados a ela. O fim representa o começo, abençoados pelos poderosos elementais da Terra. 


Alguns símbolos do halloween e seus significados

MORCEGO 
Simboliza a visão que ultrapassa as aparências e consegue ver o íntimo das pessoas.
Simbolizam a clarividência, pois que veem além das formas e das aparências, sem necessidades da visão ocular. Captam os campos magnéticos pela força da própria energia e sensibilidade.

MAÇA 
Fruta associada aos deuses do amor é utilizada na festa como símbolo de vida.

VASSOURA 
É um símbolo do poder feminino em limpar tudo aquilo que traz consequências negativas para a vida, como eletricidade e pensamentos negativos, etc.
A vassoura ( de bruxa) é usada para limpar um ambiente antes de um ritual, tanto material como espiritualmente.

SAPO
Esta ligado a simbologia do poder da sabedoria feminina, símbolo lunar e atributo dos mortos e da magia. 


ARANHA
Simboliza o destino e o fio que tecem as teias, o meio, o suporte para seguir em frente.


CALDEIRÃO 
Fazia parte da cultura e como mandaria a tradição. Os convidados colocarem mensagens com pedidos dirigidos aos espíritos ou parentes. Os bilhetes deveriam ser queimados para que os pedidos sejam mais rapidamente atendidos, pois se elevaram através da fumaça.
Tem tudo a ver com as bruxas, pois representa os quatro elementos, o fogo aquece a água, usada para fazer poções, o ar ajuda a evaporar os líquidos dela, e é feito do material tirado da terra.

GATO
Símbolo da capacidade de meditação e recolhimento espiritual, autoconfiança, independência e liberdade. Plena harmonia com o Universo. Dizem que é bom ter um gato em casa, pois eles percebem o outro plano. E que eles em si são a chave para o imaterial.

CHAMA
Na antiguidade, o fogo era o elemento mais importante do Halloween, que
coincidia com o Ano-Novo dos celtas. Na noite da celebração, em 31 de
outubro, os druidas acendiam fogueiras para simbolizar a renovação das 
esperanças para o ano seguinte. No topo das montanhas, o fogo também
servia para espantar os espíritos. enquanto as velas servem para iluminar o caminho dos espíritos. 


As CORES mais usadas na festa de halloween também possuem significados que fazem a diferença na noite dos santos:
LARANJA
Cor que traz vitalidade, energia e força. Acredita-se que os espíritos se aproximam dos que estavam de laranja para lhe sugar as energias.
PRETO
Cor predominante dos magos, bruxas, feiticeiras etc. Uma cor (que embora pensem ao contrario) protege suas energias, pois não deixam seus chakras abertos, então nada entra nem nada sai.
ROXO
Simboliza a magia presente em toda a comemoração de halloween.


CHANTAGEM ANCESTRAL
Segundo a crença celta, o caos reinava na noite do Halloween. Para acalmar
os espíritos despertados, era comum deixar leite e comida na porta de casa.
A moda pegou nos EUA e na Grã-Bretanha, onde até hoje as crianças saem
fantasiadas para pedir doces. Quando não são atendidas, ameaçam pregar
um susto, como fariam os espíritos. A senha é a famosa expressão TRICK
OR TREAT ("travessura ou gostosura" “Doces ou travessuras”), provavelmente usada pela primeira vez na década de 30.

BRUXAS
Presença inconfundível no Halloween são as bruxas, "mulheres de aparência assustadora que usam a magia para fazer o mal." Essa descrição negativa e mentirosa, só surgiu no século IX, com a influência do cristianismo na comemoração. Para os celtas, as bruxas eram mulheres sábias que conheciam poderes terapêuticos de plantas e ervas. Elas faziam parte da comunidade normalmente sem nenhuma discriminação. Uma das historias (que surgiu para que elas fossem mal vistas) conta que as bruxas participavam de festas realizadas pelo diabo, que normalmente eram realizadas em 30 de abril (hemisfério sul) e 31 de outubro (hemisfério norte). Tal crença chegou aos Estados Unidos.

FANTASIAS
O costume de se fantasiar também surgiu com os celtas, que na época
vestiam-se para a festa usando a cabeça e a pele de animais abatidos antes
do início do inverno. Atualmente, a fauna monstruosa se modificou bastante,
principalmente pela influência dos filmes. Vampiros, múmias,
lobisomens, assassinos mascarados e outros personagens do cinema são
presenças garantidas em qualquer Halloween.


JACK LANTERNA
A prática surgiu a partir de um mito irlandês acerca de um homem apelidado de "Jack Miserável". Segundo a história, Jack Miserável convidou o Diabo para tomar uma bebida com ele. Fiel ao seu nome, Jack Miserável não queria pagar a sua bebida, então, convenceu o Demônio a se transformar em uma moeda que Jack usaria para pagar as bebidas. Depois, o Diabo fez isso, Jack decidiu pegar o dinheiro e colocá-la em seu bolso ao lado de uma cruz de prata, o que impediu o Diabo de mudar de volta em sua forma original. Jack solta o Diabo, sob a condição de que ele não incomodaria Jack durante um ano e que, se Jack morresse, ele não pediria a sua alma. No ano seguinte, Jack enganou de novo fazendo o Diabo subir em uma árvore para pegar um pedaço de fruta. Enquanto ele estava em cima da árvore, Jack esculpiu um sinal da cruz na casca da árvore para que o diabo não pudesse descer, até que o Diabo prometeu a Jack não incomodá-lo por mais dez anos. Pouco depois, Jack morreu. Como diz a lenda, Deus não permitiria que uma figura tão repugnante fosse ao céu. O Diabo, tão pouco já que humilhava o diabo em vida, e tinha feito o trato de não reclamar sua alma sendo assim, não permitiu que ele fosse para o inferno. Ele enviou Jack para a noite escura, com apenas uma queima de carvão para iluminar seu caminho. Jack colocou o carvão em um nabo esculpido e tem vagueado pela Terra desde então. Os irlandeses começaram a se referir a essa figura fantasmagórica como "Jack da Lanterna", e depois, simplesmente "Jack O' Lantern". Na Irlanda e na Escócia, as pessoas começaram a fazer suas próprias versões de Jack O'Lantern, esculpindo rostos assustadores em nabos e batatas, colocando-os em janelas ou portas de perto para afugentar Jack Miserável e outros espíritos errantes do mal. Na Inglaterra, beterrabas grandes são usadas. Os imigrantes trouxeram a tradição Jack O'Lantern com eles quando vieram para os Estados Unidos, eles logo descobriram que as abóboras, uma fruta nativa da América, era ótima para fazer as lanternas.

Na Irlanda e na Escócia, as pessoas começaram a fazer suas próprias versões de Jack O’Lantern, esculpindo rostos assustadores em nabos e batatas e colocando-os em janelas ou portas de perto para afugentar Jack Miserável e outros espíritos errantes do mal. Na Inglaterra, beterrabas grandes são usadas. Os imigrantes destes países trouxeram a tradição Jack O’Lantern com eles quando vieram para os Estados Unidos. Eles logo descobriram que as abóboras, uma fruta nativa da América, era ótima para fazer as lanternas e a festa espalhou-se pelo mundo.

Uma das lendas diz que um fazendeiro se recusou a dar uma abóbora para uma bruxa e, por isso, foi transformado em uma. 


Divirtam-se no halloween, embora não seja igual aos países que adotam esse festival, os espíritos caminham entre nós, e para aqueles que desconhecem a data, façam suas travessuras ;)


As cortinas entre os mundos estão abertas, hoje o véu não existe.

Aproveitem!



Que sejam eternos os 17.

By: Gothic Vampire

Nenhum comentário:

Postar um comentário