sexta-feira, 13 de abril de 2012

Sexta feira 13,lendas e superstições




Sexta feira 13,lendas e superstições 

A sexta feira 13 é uma das datas mais temidas pelos supersticiosos. Até quem diz que não acredita, às vezes fica com um medinho de cruzar com um gato preto nesse dia haahahahah. Há muitas lendas (em muitos povos) do porque essas superstições começaram. Mas sua origem é pagã, e não cristã, como muitos pensam.
"Superstição" vem do latim superstitio, que significa "o excesso", ou também "o que resta e sobrevive de épocas passadas". Em qualquer acepção, designa "o que é alheio à atualidade, o que é velho". Transposto para a linguagem religiosa dos romanos, o vocábulo "superstitio" veio a designar a observância de cultos arcaicos, populares, não mais condizentes com as normas da religião oficial. O número 13 é tido ora como sinal de infortúnio, ora de bom agouro.
Primitivamente significava "vidente ou profeta". Na verdade lendas e superstições surgem como explicação para os fatos que desconhecemos. (as vezes reais ou imaginação da mente humana, falando assim pareço bem cética né ? pode ter certeza, não sou)

Vou comentar algumas lendas que pesquisei e achei interessante, porque a maioria, acha que é azar e pronto, dane-se o resto das opiniões, culturas e numerologia, não é assim que as coisas funcionam, TUDO tem dois lados. Então vamos lá:

Uma das lendas é dos Vikings:
Em uma cidade dos seus deuses e semi-deuses nórdicos (Valhalla na mitologia nórdica ou escandinava é o local onde os guerreiros vikings eram recebidos após terem morrido, com honra, em batalha.)  foi combinado um banquete para 12 convidados que deixou de fora Loki, deus  trapaça e da travessura.  Porém ele apareceu no banquete e furioso começou uma luta, onde o semi-deus Balder, o favorito dos deuses, foi  morto. Daqui nasceu a superstição de que em um jantar com 13 pessoas traz azar ou desgraça. (Ou em uma crença mais conhecida a ultima ceia de jesus, pois eram 13 apóstolos )

Em uma outra versão nórdica, conta-se que Friga (que deu origem a Friday- “sexta”) a deusa do amor e da beleza ,  foi considerada bruxa quando as tribos nórdicas foram convertidas ao cristianismo. Como vingança Friga passou a reunir-se todas as sextas com mais 11 bruxas e o próprio demónio, e os 13, assim reunidos, rogavam pragas ao humanos.
Isso serviu para provocar a raiva e a animosidade das pessoas contra Friga.
Embora nem sequer existissem figuras malignas como o Diabo nessas culturas.
Como a sexta-feira era um dia consagrado à deusa e, portanto, ao feminino, a chegada do patriarcado fez com que esse dia fosse escolhido para ser um dia amaldiçoado, como tudo o que dizia respeito às mulheres: a menstruação, as formas arredondadas, a magia, o humor cíclico, o pensamento não-linear etc.
Com o cristianismo surgiu Freya , a mulher do sexto dia, que possuía um gato. Foi tida como bruxa. E passou a ser associada com o mal.

E para que essa data ficasse ainda mais manchada. Em uma sexta-feira 13 (do ano 1307) O Rei Filipe IV da França sentia-se ameaçado pelo poder e influência exercidos pela Igreja dentro de seu país. Para contornar a situação, tentou se filiar à prestigiada ordem religiosa dos Cavaleiros Templários, que, por sua vez, recusou a entrada do monarca na corporação. Enfurecido, segundo relatos, teria ordenado prender, torturar e executar todos os seus Cavaleiros, sob a acusação de feitiçaria. (E como “brinde” tomar as “pouquíssimas” riquezas que eles obtinham. Pessoas de caráter não acham?)

Em varias regiões do planeta até em países cristãos o numero 13 é estimado como símbolo de boa sorte. O argumento se baseia no fato de que o 13 é um numero afim ao 4 (1 + 3 = 4), sendo este símbolo de próspera sorte. Assim, na Índia, o 13 é um número religioso muito apreciado. Os hindus apresentam normalmente 13 estátuas de Buda. Na China, não raro os dísticos místicos dos templos são encabeçados pelo número 13. Também os mexicanos primitivos consideravam o número 13 como algo santo, adoravam, por exemplo, 13 cabras sagradas. Agora se referindo a civilização cristã, nos Estados Unidos o número 13 goza de estima, pois eram 13 os Estados que inicialmente constituíam a Federação norte-americana. Além disso, o lema latino da Federação, "E pluribus unum" (de muitos se faz um só), consta de 13 letras, a águia norte-americana está revestida de 13 penas em cada asa.

No Cristianismo, contam as histórias, que foi à Sexta-Feira que Eva tentou Adão. Ocorreu o Grande Dilúvio. E o Templo de Salomão foi destruído.

Na criação do mundo, o último dia de trabalho, foi sexta-feira, pois no sábado Deus descansou. Assim, tudo que deve ser efetivado, ficou para sexta-feira.

Na mitologia, a sexta-feira é consagrada à Deusa Vênus, que fez do dia, fecundo e propício a criações.

 Na numerologia o treze, é o número da transmutação. Na astrologia, o treze esta relacionado à Escorpião e, no Tarô, o Arcano 13 é a carta da morte, até por uma possível associação com as letras hebraicas. Estudiosos da prática interpretam a carta como um sinal de mudanças de pontos de vista, de formas de viver, e profundas transformações internas e externas. Mesmo quando se refere à morte física, na concepção religiosa, não representa um fim em si mesmo, afinal os povos antigos viam a morte como transmutação, uma passagem para outro mundo ou plano de existência, em geral com uma conotação evolutiva.
Por esse motivo, as tradições de magia ocidental, como a Wicca (bruxaria moderna), sugerem o número de 13 participantes em rituais. Esse dia fica reservado ao fato de energias vibratórias, em que as bruxas convertem para o bem. Na Idade Média, o Sabbath das bruxas era às Sextas-Feiras.
Enfim, o significado do treze remete a transformações profundas.

E ainda assim esse numero é tão temido que em alguns hotéis não há o quarto de número 13  é substituído pelo 12-a. E prédios que pulam do 12º para o 14º andar temendo que o 13º traga azar( alguém já reparo nisso ? loucura não? xD uahuahauhau)
-Tem pessoas que não viajam na sexta feira 13
-Outras que não cortam as unhas, imagine o cabelo
Sei la tem tanta coisa
-Cruzas com gato preto
-Passar de baixo da escada
-Pisar em rachaduras
-Não entrar na internet pra não pegar vírus, alias NEM LIGAM o computador com medo de um raio alienígena queimar ele... (kkkkkkkkkk)

Em um dia qualquer você pode cruzar com mil gatos preto, dançar debaixo de uma escada, pular do 13º andar de bungee jump (ou no caso 12ª-a hahahahaha) que NADA vai acontecer com você. MAS... em uma sexta feira 13º se você fizer uma dessas coisas o primeiro pensamento que vem é “ to fudido” uahuahauhaha

ÓTIMA SEXTA FEIRA 13 PRA VOCÊS!!!

E cuidado as bruxas estão soltas ;[

Que sejam eternos os 17.


By: Gothic Vampire

Nenhum comentário:

Postar um comentário