domingo, 14 de fevereiro de 2016

Aplicando Feng Shui na Casa



Inicialmente preciso falar do mais importante, que é a organização.
A desorganização, não trás a harmonia do ambiente, e nem deixa a prosperidade fluir.

Coisas importantes que devem ser evitadas:
– Entulhar e guardar coisas que não servem mais (móveis, roupas, livros, papéis e utensílios).
– Desordem e bagunça (coisas fora do lugar, jogadas no chão ou fora de seu devido lugar).
– Sujeira e poeira (deixar lixo acumulado, chão sujo, poeira acumulada pelos cantos, deixar teias de aranha, manter louça suja sobre mesas ou pias).
– Roupas (guardar roupas velhas sem serventia, deixar roupas sujas espalhadas pela casa).
– Objetos quebrados (se quebrou, conserte. Se não houver conserto, jogue no lixo, mas não use coisas quebradas ou com gambiarras).
– Má conservação do imóvel (não deixe luzes queimadas, portas que não funcionam direito, pias ou ralos entupidos, paredes infiltradas ou sujas).
– Má ventilação e iluminação (sempre que possível, abra todas as janelas e portas, renove o ar dos ambientes, deixe a luz solar penetrar nos cômodos sempre que possível)
– Relacionamentos (evite falar mal de outras pessoas ou brigar, e também não aceite visitas que tragam assuntos ruins ou que falem mal de outras pessoas).
Agora que já temos uma lista básica do que deve ser evitado de modo geral, vamos para aplicação do Feng Shui na casa.

Porta de entrada
A entrada principal de uma casa é seu principal ponto de energia. Tudo que entra por ela é distribuído para os outros ambientes. Sendo a principal entrada de energia Ch’i, que tem efeito sobre a saúde e prosperidade dos moradores. Deve-se manter a porta principal sempre em bom estado de conservação, limpa e bonita, pois melhora a qualidade do Ch’i que entra por ela.

Dica: Para atrair prosperidade, use uma fechadura dourada.

Sala de estar
Por se tratar do primeiro local da casa a ser a ser visto, deve ser um local acolhedor, confortável e tranquilo, gerando um sentimento de boas vindas. O sofá não pode ficar de costas para porta de entrada, nem deve ter impessílios na entrada, para não reter a energia Ch’i, e os móveis devem ficar organizados de forma harmoniosa, estimulando o convívio social. A iluminação deve ser diversificada, gerando conforto com a diminuição de luz.

Dica: Colocar um abajur de cada lado do sofá garante uma luz leve e aconchegante.

Sala de jantar
Este ambiente une a energia nutritiva e a social, e quando usado com frequência, torna-se um local dinâmico. Se puder, possua uma mesa redonda, oval ou quadrada com bordas arredondadas, e mantenha sempre um número par de cadeiras confortáveis. Quando não estiver sendo usada, invista num vaso lindo de flores ou uma fruteira no centro.
Dica: Para duplicar a prosperidade, instale um grande espelho de frente para mesa. 
Cozinha
Nesse ambiente a peça mais importante é o fogão, sendo ele o símbolo máximo de prosperidade, não importando em que Guá da casa ele se encontra. O fogão por ter sua energia forte e importante, tem seus critérios de arrumação específicos, não podendo ficar ao lado ou de frente para pia. Caso não haja opção de mudança, insira um objeto de madeira entre eles, como um jogo de colheres de pau, uma plantinha ou algum objeto de cor verde. O mesmo deve ser feito com geladeira ou máquina de lavar louças. Depois de posicionar o fogão, veja se quem faz a comida fica de costas para porta, se isso ocorrer, coloque um espelho em que ela possa ver quem entra na cozinha. Como um ponto importantíssimo da casa, ele deve estar sempre limpo, com todas as bocas funcionando e sendo utilizadas. O fogão também não deve ser visto da entrada da casa ou da sala de jantar. Os armários devem estar sempre bem arrumados. Geladeira e dispensa sempre fartas, atraindo mais fartura. A iluminação deve ser de boa qualidade e preferencialmente possua condições de receber luz natural. A ordem na cozinha traz prosperidade.

Dica: Aumente a prosperidade mantendo sempre flores e frutas na cozinha.

Dormitórios
Nosso quarto é o local onde vamos passar praticamente um terço de nossas vidas, sendo portanto o nosso santuário. É o terceiro item mais importante no Feng Shui. Nele, vamos recuperar e repor toda nossa energia perdida, vamos descansar e literalmente nos regenerar nele. Aqui também é o local onde construímos a base de um relacionamento feliz. Aqui, o ponto mais importante é a cama, que deve ser de boa qualidade e confortável. Ela também não deve estar alinhada de frente para porta de entrada, mas caso não seja possível mudar, coloque um cristal multifacetado entre a porta e a cama. Devendo estar posicionada com vista para porta. Abaixo coloquei uma imagem com as posições que devem ser evitadas pela cama. A cabeceira da cama deve sempre estar encostada numa parede, mas, esta não deve ser nem de banheiro ou cozinha. Lembrando que essa parede não deve ter uma janela que fique sobre a cabeceira. Acima da cama não deve ter prateleiras, e nem abaixo deve ter objetos guardados, incluindo sapatos. Caso haja uma viga exposta sobre a cama, ela vai prejudicar a saúde e o relacionamento do casal, caso ela corte verticalmente essa cama. Rebaixar o teto é uma ótima solução nesse caso. E se for uma suíte, manter sempre a porta do banheiro fechada, evitando que as energias negativas invadam o quarto. Caso a porta se abra diretamente para cama, também se deve colocar um cristal multifacetado entre os dois. Os armários e cômodas devem estar sempre organizados. Evitar material de trabalho no quarto, isso tira a energia positiva do ambiente. Para um sono tranquilo, desligue todos os aparelhos eletrônicos, incluindo celular. Se possível, não tenha televisor no quarto. Mas, a regra geral para os eletrônicos no quarto é, quando for dormir, desligar todos removendo os cabos de energia das tomadas e se possível colocar tecidos sobre os mesmos.

Dica: Coloque tudo em pares, dois tapetes, dois abajur, dois travesseiros, mesmo que no quarto principal a pessoa esteja solteira.






- Evite posicionar a cabeceira da cama sob uma janela (pode causar insônia e sensação de insegurança).

- Não posicione a cama de costas para a porta de entrada do quarto. O ideal é que você tenha uma visão ampla do cômodo e da entrada.

- A cama e a cabeceira não devem ficar encostadas na parede que faz divisa com o banheiro. Cama em frente ao banheiro também não é bom.

- Não coloque os pés da cama diretamente voltados para a porta de entrada do quarto.

- Não posicione a cama sob vigas ou prateleiras. Isso pode prejudicar a sua energia física e causar sensação de opressão.

- As modernas e práticas camas box não possuem cabeceira, por isso, providencie uma cabeceira de madeira ou tecido.

-  Evite camas com gavetas, baús ou embutidas em armários. Essas características prejudicam o fluxo de energia.

Quarto das crianças
 Sempre, a cama será o item principal dos quartos. Dê preferência a camas confortáveis. Ela deve estar de frente para porta de entrada, mas sem estar diretamente alinhada com ela. Seguindo o mesmo padrão da cama de casal. Evitando também a proximidade com banheiros e cozinha, ou dividindo esses mesmos espaços. Evite móveis muito grandes, estantes ou prateleiras sobre a cabeça. Evite beliches, pois eles prejudicam ambas as crianças, gerando o sentimento de falta de espaço e tornando-as oprimidas. Cuidado redobrado com imagens, que devem ser sempre alegres e divertidas. A mesa de estudos deve ser com vista para porta, porém não alinhada diretamente à ela, pois o Ch’i chega muito acelerado e é prejudicial às crianças. As cores devem ser leves e alegres.

Dica: Deixe a criança participar da escolha das cores e objetos do quarto dela.

Banheiros
Esse ambiente está ligado ao elemento água e para os chineses a água está relacionada com o dinheiro, ou seja, desperdiçando água, acreditam que também afetam as finanças da casa. Evite todo tipo de vazamento, pois afetam as finanças e o emocional também. Deixe sempre as portas fechadas e as tampas dos vasos sanitários abaixadas. Mantenha sempre bem higienizado e limpo.

Dica: Para conter o Ch’i desperdiçado através da água, tenha um objeto de madeira no banheiro, caso não seja possível, pode ser substituído por objetos de cor verde. Bom mesmo seria ter plantas naturais nesse ambiente.

Escritório particular
Muitas pessoas têm em casa um escritório particular onde exercem suas atividades profissionais. É importante que este local tenha um tratamento diferenciado do restante da casa. A energia do trabalho é diferente da energia doméstica, se elas se confundirem uma exaure a outra. A melhor localização para o escritório é na área da prosperidade ou do trabalho da casa, mas independente desta localização o escritório deve ter o baguá aplicado separadamente e suas áreas ativadas com as intenções voltadas para a vida profissional. Crie limites físicos e emocionais em torno do escritório. Estipule horários e evite ao máximo misturar atividades profissionais com as atividades domésticas. A posição dos móveis segue os preceitos do Feng Shui. Como nos quartos, os objetos eletrônicos devem ficar totalmente desligados.

Dica: Não trabalhar de costas para a porta e manter o ambiente bem iluminado, ventilado e muito organizado.

Quartinho da bagunça
Seja um cantinho ou quartinho, um sótão, um porão ou um quartinho no fundo do quintal, estes cômodos devem ser mantidos limpos, iluminados e ventilados. Pelo menos a cada seis meses faça uma faxina geral e jogue toda tralha inútil fora.Guardar muitas coisas sem uso, quebradas ou sujas tornam a energia do local estagnada e prejudica sua vida na área onde ele esta localizado, guarde somente o indispensável.

Dica: Faça doações de objetos velhos ou sem serventia, além de estimular a entrada de novos objetos na casa, também ajuda a purificar a energia do local.

Fonte: http://www.cantodofengshui.com/2012/11/posicao-da-cama.html 
https://culturadomundo.wordpress.com/temas/feng-shui/aplicando-feng-shui-na-casa/ 

By: Kami GV. 

quinta-feira, 11 de fevereiro de 2016

Águia



A águia é um animal solar e celestial, símbolo universal do poder, da força, da autoridade, da vitória e da proteção espiritual. Muito ágil e habilidosa, essa ave guerreira e predadora, conhecida como a “rainha das aves”, está relacionada com os deuses e a realeza, uma vez que a acuidade de seu olhar lhe permite fitar o sol diretamente, representando um símbolo da clarividência.

Essa ave mística e mensageira divina é considerada o rei dos pássaros e carrega tanto o desejo de poder quanto o de elevação espiritual, simbolizados pelos altos voos do pensamento e da fantasia.

Na Heráldica, a águia representa o pássaro dos reis e dos líderes, enquanto que no Cristianismo ela simboliza o poder e a inspiração das palavras de Deus. Para os chineses, a águia simboliza a coragem, a força e a temeridade. Na cultura Celta, representa o símbolo do renascimento e da renovação, enquanto que para os egípcios é o símbolo da vida eterna.

Considerada um animal Psicopompo, (do grego "psychopompós", união das palavras “psyché” que significa ‘alma’ e “pompós”, guia), ou seja, figura cuja função é guiar nas ocasiões de iniciação e transição, a águia é uma ave mediadora entre os reinos divino e o espiritual, e tal como a Fênix (renasce das próprias cinzas), pode ser considerada um símbolo de regeneração espiritual.

Muitos países adotaram-na como símbolo da identidade nacional, como é o caso da Alemanha e dos Estados Unidos. Além disso, essa ave imponente foi escolhida como símbolo dos impérios Romano, Santo Império medieval, Russo e Austríaco.

Águia de Cabeça Dupla

Antigo símbolo solar, utilizada nas heráldicas e nos brasões, a águia de duas cabeças representa os impérios de Roma (ocidentais e orientais), donde uma cabeça está voltada para Roma, a oeste, enquanto a outra está para Bizâncio, à leste. Nas antigas civilizações da Ásia Menor, a águia bicéfala representava o símbolo do poder supremo.

Mitologias

Na Mitologia grega, a águia está associada à Zeus (Júpiter), o deus maior do Olimpo; na mitologia germânica à Wotan, o deus maior do Válhalla; no mito cristão, ela é um símbolo de São João e para Jung, um símbolo do pai. Além disso, era emblema do Deus romano do Sol, Sol Invictus, e representava o imperador.

Alquimia

Na alquimia, a águia simboliza a transmutação do metal vil em ouro, ou seja, a transformação da substância impura em substância pura. Assim, para os alquimistas, essa ave mítica, associada aos elementos ar e mercúrio, simboliza a renovação, o nascimento.

Fonte: http://www.dicionariodesimbolos.com.br/aguia/

By: Kami GV. 

sábado, 6 de fevereiro de 2016

Curiosidades sobre os cristais


Fisicamente falando, os cristais são minerais de corpos sólidos e limitados por faces planas que se tocam nas quinas. Na natureza, eles são formados em condições especiais de temperatura e de pressão que originam estruturas lisas e de simetria geometricamente perfeita.

Os cristais correspondem a 70% do planeta Terra, e sua beleza, brilho, pureza e formas, sempre estiveram associadas ao poder e a magia. Fato este comprovado por sua presença em adereços e ornamentos de monarcas e soberanos da história.

A ciência, em tempos mais recentes, encontrou nos cristais, características físicas as quais pôde considerar muito mais importante que sua beleza. Os cristais reagem à pressão e a eletricidade, ou seja, possuem propriedades piezelétricas, isto significa que quando são submetidos à pressão, são capazes de gerar impulsos elétricos.

As formas cristalinas também conseguem manipular e direcionar sinais elétricos. Estas características foram de suma importância para a criação dos transistores e dos chips de computador, que para quem não sabe, são feitos de cristais de silício.

Porém, esta característica de manipular energias, já era conhecida, pelos povos mais antigos, e assim, o cristal sempre teve utilização nos rituais mágicos, na forma de talismãs, amuletos, energizadores e catalisadores. Sua utilização não ficava limitada somente ao campo mágico e místico. Os cristais eram utilizados para curar e equilibrar as pessoas.

Na Índia, Egito e Grécia antiga, os cristais eram utilizados para energizar remédios e como auxiliares na medicina.

Cada forma cristalina possui características próprias, e manipulam cada qual um tipo de energia diferente. Alguns cristais são capazes de aumentar um sinal energético, funcionando como um amplificador, outros absorvem energias, como uma esponja absorve a água e alguns ainda podem modular energias, fazendo com que suas características originais sejam mudadas ou purificadas.

Por estas características, os cristais são capazes de agir no campo energético que é gerado por todos os seres vivos, e com isso podem trabalhar energias que, por desequilíbrio, excesso ou falta, possam estar gerando problemas emocionais ou até físicos.

By: Kami GV.